A história de como a Igreja Presbiteriana do Brasil começou no município de Mongaguá, se dá por iniciativa da Igreja Presbiteriana Central de Itanhaém em realizar reuniões na casa de uma irmã, no bairro de Solemar, divisa entre Praia Grande e Mongaguá, nos anos 1986 a 1989. As reuniões eram realizadas aos domingos, no decorrer do período da tarde. Durante esse tempo, quem pastoreava a IP. Central de Itanhaém era o Reverendo Floramante Dias Gonçalves.
Ao longo dos anos 1990 a 1996, as irmãs da IP. Central de Itanhaém desenvolveram um trabalho com crianças aos sábados, na residência dos irmãos Jackson e Luzenilde, no bairro Jardim Praia Grande. Na ocasião, pastoreava a IP. Central de Itanhaém, o Rev. Márcio da Silva Pinto.
Uma nova etapa se inicia no começo do ano de 1997, quando a IP. Central de Itanhaém e o Presbitério de Santos (que na época englobava o Presbitério de São Vicente) estabelece um Ponto de Pregação no bairro Flórida Mirim, na residência do Sr. Roberto Aparecido Moura e sua esposa Marlene Moura. Pastoreava a IP. Central de Itanhaém, o Rev. Marcos Martins Dias, sendo que o seu auxiliar Rev. Valter da Silva Vasques, fica responsável pelos trabalhos em Mongaguá. A União Presbiteriana de Homens e a Sociedade Auxiliadora Feminina da IP. Central de Itanhaém se faziam presentes uma vez ao mês.
Em 17 de outubro de 1997, inicia-se as atividades em um salão locado na Rua Hermenegildo Barbosa, N° 231, no centro de Mongaguá, com Culto, Estudo Bíblico e Reunião de Oração. Havia ainda, a evangelização de crianças aos sábados na Rua Passarela Corinthiana, no centro da cidade, através das irmãs de Mongaguá e Itanhaém. Ao final de 1998, abre-se uma caderneta de poupança para a compra de um terreno. Os trabalhos neste salão alugado foram até 14 de novembro de 2000.
Do final de novembro de 2000 até o primeiro semestre de 2002, o Ponto de Pregação funcionou na residência dos irmãos Jackson e Luzenilde, com as mesmas atividades semanais que haviam no salão locado.
A partir do segundo semestre de 2002 até o final de 2006, o Ponto de Pregação ficou sem um local fixo, mas com reuniões às sextas-feiras nas residências de vários irmãos.
Pela Graça de Deus, em 29 de junho de 2006, a IP. Central de Itanhaém com os recursos da poupança do Ponto de Pregação de Mongaguá e recursos advindos do Presbitério de São Vicente, faz a compra do terreno atual da Congregação, localizado na Av. Presidente Costa e Silva, N° 604, no bairro Vila Atlântica. O Pastor da IP. Central de Itanhaém era o Rev. Daniel Peroud Séllos.
Enquanto a construção do templo não se iniciava, a Escola Bíblica Dominical, começou a ser realizada no dia 07 de janeiro de 2007, na residência dos irmãos Paulo e Cida, no bairro Agenor de Campos, pelo Rev. Valter com o apoio do Rev. Daniel.
Em 15 de janeiro de 2008, passa-se a ser denominada Congregação Presbiteriana de Mongaguá. Em 10 de fevereiro de 2008, inicia-se os Cultos Vespertinos.
O Rev. Valter da Silva Vasques é oficialmente designado pelo Presbitério de São Vicente para pastorear a Congregação Presbiteriana de Mongaguá, sendo o Pastor da IP. Central de Itanhaém, o Rev. Isaías Monteiro Barbosa.
Com a provisão de Deus e ajuda dos irmãos, começa-se em 21 de novembro de 2008, a construção do edifício da Congregação.
Posteriormente, em 06 de julho de 2010, adquire-se o terreno ao lado (hoje estacionamento), com recursos advindos do Sínodo do Litoral Paulista. Com o sentimento de gratidão, no dia 28 de julho de 2010, encerram-se as atividades na residência dos irmãos Paulo e Cida.
No dia 31 de julho de 2010, foi realizado o culto de inauguração do edifício que serviu temporariamente de templo (atual salão social da Congregação), contando com a presença de várias autoridades eclesiásticas e municipais. No dia 01 de agosto de 2010, teve início as atividades neste local com Escola Bíblica Dominical, Culto Vespertino, Estudo Bíblico e Reunião de Oração.
No ano seguinte, foi organizada a Sociedade Auxiliadora Feminina da nossa Congregação, em 16 de abril de 2011.
Em 05 de novembro de 2015, se iniciou a construção pré-moldada do templo atual e mezanino. No meio de 2018, já iniciamos os cultos e reuniões no novo templo, mesmo ainda não totalmente acabado.
E sob a provisão, amparo e bênção de Deus, aos poucos cada etapa foi concluída e hoje temos a construção já finalizada, junto com nosso estacionamento calçado. Estamos no mesmo endereço, perseverando em comunhão e pregando as Boas-Novas das Sagradas Escrituras.
CLIQUE PARA VER MAIS FOTOS!