SOBRE A IPB
A Congregação Presbiteriana de Mongaguá é jurisdicionada à Igreja Presbiteriana Central de Itanhaém. Fazemos parte do Presbitério de São Vicente, do Sínodo do Litoral Paulista e sendo parte da história da Igreja Presbiteriana do Brasil, que está presente em todo o território nacional.
Com Pontos de Pregações, Congregações e Igrejas, a Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.
A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859.
SOBRE A FÉ REFORMADA
A fé reformada é a herança doutrinária oriunda do movimento conhecido como Reforma Protestante ocorrido no século XVI.
Entre os seus pilares, estão os "5 Solas":
Sola Scriptura - Somente a Escritura: A Escritura é a base e a fonte de todas as convicções cristãs. Ela é a única revelação escrita dada por Deus, ensina tudo o que é necessário para a salvação e a vida, e é o padrão pelo qual todo o cristão deve ser avaliado. Nenhum autor humano, concílio ou tradição, nem qualquer experiência religiosa subjetiva, tem autoridade equivalente ou superior à do Espírito Santo falando na Escritura.
Sola Gratia - Somente a Graça: A graça ou favor imerecido de Deus é o único fundamento da nossa salvação, e não qualquer obra ou mérito humano. A atuação sobrenatural do Espírito Santo é que leva a Cristo, libertando da servidão do pecado e erguendo da morte para a vida espiritual. Os méritos, técnicas ou estratégias humanas não podem realizar essa transformação. A salvação é, do princípio ao fim, resultado da graça soberana de Deus.
Solus Christus - Somente Cristo: A principal expressão da graça divina é Cristo Jesus, como salvador, mediador e intercessor em favor dos eleitos. A salvação é realizada unicamente pela obra reconciliadora de Cristo sobre a cruz, ficando excluídos quaisquer outros mediadores terrenos ou celestiais. Sua vida sem pecado e sua expiação pelos nossos pecados são suficientes para nossa plena justificação e reconciliação com o Pai.
Sola Fide - Somente a Fé: A fé, ela mesma é uma dádiva divina, é o único meio pelo qual nos apropriamos da graça de Deus em Cristo Jesus. A união dos três princípios - a graça, Cristo e a fé - constitui a doutrina fundamental da Reforma: "a justificação pela graça mediante a fé somente". Em outras palavras, a justificação, isto é, nossa aceitação por parte de Deus, é somente pela graça, somente por causa de Cristo, somente por intermédio da fé. Na justificação a retidão de Cristo nos é atribuída como o único meio de satisfazer a perfeita justiça de Deus. Não somos justificados ou salvos em parte pelos nossos esforços ou méritos pessoais. A fé, quando genuína, produz boas obras, isto é, atos de devoção e serviço que agradam a Deus.
Soli Deo Gloria - Glória somente a Deus: Como a salvação é inteiramente uma obra de Deus, toda glória pertence a Ele e a Ele somente. Também a vida cristã resultante dessa salvação deve estar continuamente voltada para a glória de Deus. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus e para a Sua glória somente. Isso inclui o culto teocêntrico, a pregação fiel e a obediência aos preceitos do evangelho, com a consequência da rejeição do afeiçoamento próprio, da autoestima e da autorrealização como alvos supremos.
SOBRE O CALVINISMO
Descendente das doutrinas ensinadas por João Calvino (1509-1564), o Calvinismo é a doutrina e prática adotada pelas Igrejas Reformadas. A doutrina costuma ser resumida através dos chamados Cinco Pontos do Calvinismo, elaborados durante o Sínodo de Dort, na Holanda, entre 1618 e 1619 em resposta aos Cinco Pontos do Arminianismo.
Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais.
Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles.
Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos.
A Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles.
Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar no céu. Nenhum perderá a salvação.
EM QUE CREMOS
Cremos na Escritura Sagrada como única regra de fé e prática, cuja cosmovisão e doutrinas fundamentais encontram-se expostas com fidelidade nos Símbolos de Fé.
Os Símbolos de Fé oficiais da Igreja Presbiteriana do Brasil são: Confissão de Fé de Westminster, Catecismo Maior de Westminster e Breve Catecismo de Westminster.
Confira-os clicando nos botões abaixo: